TRABALHANDO O OLFATO E O PALADAR EM SALA DE AULA:
OBJETIVO
Introdução
Os sentidos do olfato e paladar estão intimamente relacionados.
A forma de ação desses sentidos é semelhante. O odor não passa de partículas que se desprendem da substância e ativa as células olfativas, o mesmo ocorrendo com o paladar. As substâncias em contato com a saliva desprendem partículas e estimulam as papilas gustativas da língua que enviam impulsos nervosos ao cérebro e este interpreta tais sensações.
O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para fornecerem ao cérebro informações a respeito de comidas e bebidas. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro.
O olfato tem uma nítida vantagem em relação ao paladar, não necessita do contato direto com o objeto para que haja excitação, conferindo maior segurança e menor exposição a estímulos lesivos.
O sentido do olfato é mais forte que o paladar. Os seres humanos conseguem diferenciar cerca de 20 mil tipos de odores diferentes (cada um deles, em dez diferentes graus de intensidade), mas apenas 100 tipos de gostos.
Cerca de 80% do que nossos sentidos percebem como gosto de um alimento é na realidade, seu aroma. Por esta razão, quando temos uma gripe ou resfriado e o nariz fica “entupido”, os alimentos perdem grande parte do sabor, por não podermos sentir seu cheiro.
Os sentidos do olfato e paladar estão intimamente relacionados.
A forma de ação desses sentidos é semelhante. O odor não passa de partículas que se desprendem da substância e ativa as células olfativas, o mesmo ocorrendo com o paladar. As substâncias em contato com a saliva desprendem partículas e estimulam as papilas gustativas da língua que enviam impulsos nervosos ao cérebro e este interpreta tais sensações.
O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para fornecerem ao cérebro informações a respeito de comidas e bebidas. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro.
O olfato tem uma nítida vantagem em relação ao paladar, não necessita do contato direto com o objeto para que haja excitação, conferindo maior segurança e menor exposição a estímulos lesivos.
O sentido do olfato é mais forte que o paladar. Os seres humanos conseguem diferenciar cerca de 20 mil tipos de odores diferentes (cada um deles, em dez diferentes graus de intensidade), mas apenas 100 tipos de gostos.
Cerca de 80% do que nossos sentidos percebem como gosto de um alimento é na realidade, seu aroma. Por esta razão, quando temos uma gripe ou resfriado e o nariz fica “entupido”, os alimentos perdem grande parte do sabor, por não podermos sentir seu cheiro.
Estratégia
Nesta
aula será feita uma atividade experimental e posteriormente um texto para
trabalhar os conceitos abordados.
Atividade Experimental – Trocando os Sentidos
Materiais Necessários:
- Alho
- Pastilhas de hortelã- Melão
- Tangerina
- Cebola
- Biscoito de água e sal
- Venda para os olhos
- Modelo anatômico ou cartaz que mostra a ligação que existe entre nariz e boca.
Atividade Experimental – Trocando os Sentidos
Materiais Necessários:
- Alho
- Pastilhas de hortelã- Melão
- Tangerina
- Cebola
- Biscoito de água e sal
- Venda para os olhos
- Modelo anatômico ou cartaz que mostra a ligação que existe entre nariz e boca.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Distribua
uma pastilha de hortelã para cada aluno e peça que mastiguem, prestando atenção
à sensação que experimentarão.
Turma, quando vocês colocaram a bala na boca, o que sentiram?
Turma, quando vocês colocaram a bala na boca, o que sentiram?
Hipóteses:
- Senti a boca ardendo, parecendo que estava gelada.
- Senti meu nariz ardendo também, como se estivesse sentindo o cheiro da bala.
- Senti a boca ardendo, parecendo que estava gelada.
- Senti meu nariz ardendo também, como se estivesse sentindo o cheiro da bala.
Professor, mostre agora à turma o cartaz
relacionando o paladar com o olfato, e demonstre a ligação entre o nariz e a
boca.
Turma, observe neste
cartaz uma figura de nossa cabeça, mostrando a ligação entre a boca e o nariz.
Percebam que estão realmente ligados, e é por isso que, ao mastigarmos uma
bala com um sabor forte, sentimos no nariz a sensação de ardência também.
Escolha alguns alunos para participarem do
experimento. Tape os olhos de cada um e peça que tapem o nariz. Coloque uma das
frutas na boca dos alunos e peça que digam qual gosto sentiram. Agora peça que
destapem o nariz e coloque o mesmo alimento na boca, pedindo novamente que
digam o gosto que sentiram.
Você sentiu o gosto da
fruta. Mas sentiu melhor com o nariz tapado ou destapado?
Hipótese:
- O gosto foi mais forte quando destapei meu nariz.
- O gosto foi mais forte quando destapei meu nariz.
Escolha mais alguns alunos e vende seus olhos.
Aproxime do nariz deles o alho ou a cebola e, ao mesmo tempo, coloque em sua
boca o biscoito. Peça que eles falem qual o sabor que sentiram.
Hipóteses:
- Senti um sabor de cebola, acho que é um biscoito de cebola.
- Não consegui saber o gosto, pois senti sensações de cebola e biscoito.
Hipóteses:
- Senti um sabor de cebola, acho que é um biscoito de cebola.
- Não consegui saber o gosto, pois senti sensações de cebola e biscoito.
Tanto o olfato quanto
o paladar estão relacionados, e por isso, ao taparmos o nariz, não sentimos os
sabores dos alimentos com tanta intensidade quanto sentimos normalmente.
Isso acontece também quando sentimos um cheiro e logo após comemos outro alimento, confundindo o sabor do alimento com o possível sabor daquilo que sentimos o cheiro. Por isso vocês acharam que o biscoito tinha sabor de cebola, quando na verdade este biscoito não tem sabor de cebola.
Isso acontece também quando sentimos um cheiro e logo após comemos outro alimento, confundindo o sabor do alimento com o possível sabor daquilo que sentimos o cheiro. Por isso vocês acharam que o biscoito tinha sabor de cebola, quando na verdade este biscoito não tem sabor de cebola.
AVALIAÇÃO
Avaliar numa perspectiva formativa implica
estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e
atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o
percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas
durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude
investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações,
propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Após a leitura do texto “Troca de Sentidos”, citado no item Estratégias e Recursos da Aula, entregue às duplas alguns exercícios, para que você possa avaliar a construção de conhecimentos de seus alunos acerca do assunto trabalhado.
Após a leitura do texto “Troca de Sentidos”, citado no item Estratégias e Recursos da Aula, entregue às duplas alguns exercícios, para que você possa avaliar a construção de conhecimentos de seus alunos acerca do assunto trabalhado.
Questões:
1) Quando estamos gripados, conseguimos sentir sabores?
2) Descreva a relação entre o olfato e o paladar.
3) Por que, às vezes, tapamos o nariz para tomarmos um remédio amargo?
4) Se misturarmos vários sabores e odores ao mesmo tempo, perceberemos alguma diferença?
1) Quando estamos gripados, conseguimos sentir sabores?
2) Descreva a relação entre o olfato e o paladar.
3) Por que, às vezes, tapamos o nariz para tomarmos um remédio amargo?
4) Se misturarmos vários sabores e odores ao mesmo tempo, perceberemos alguma diferença?
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